AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA - 6º ANO - 1° BIMESTRE

QUESTÃO 01 - Considere as seguintes expressões:
I) 10 : 5 + 5 = 7
II) 2 ‑ 1 ‑ 0 ‑ 3 = 6
III) 6 . 3 - 2 . 5 = 8
IV) 48 : 16 + 8 : 4 = 5

Podemos afirmar que:
a) todas estão certas.
b) todas estão erradas.
c) somente a primeira está errada.
d) somente a segunda está errada.

QUESTÃO 02 - (Obmep) Qual é o resultado de 2 + 4 . 8 - 4 : 2?


a) 9                              b) 12                             c) 22                                d) 32

QUESTÃO 03 -(Cesgranrio-RJ) O Brasil começou o ano com um forte ritmo de contratações com carteira assinada. O gráfico abaixo apresenta o número de empregos com carteira assinada criados em alguns setores da economia, em janeiro de 2010.



Quantas vagas com carteira assinada a construção civil ofereceu a mais do que o setor
agropecuário, em janeiro de 2010?
a) 49 953                                       b) 50 187                                          c) 51 213                                      d) 53 746

QUESTÃO 4 - (Vunesp) A tabela mostra o clima durante uma semana.



É correto afirmar que nessa semana o total de períodos de chuva e de sol superam o total de períodos nublados em:
a) 1                                                b) 2                                    c) 3                                             d) 4

 

QUESTÃO 5 - (Saresp) A tabela abaixo indica a quantidade de doces que foi comprada para a festa de aniversário de Glorinha e a quantidade de doces que sobrou no final da festa.



Quantos doces foram consumidos na festa?

a) 193                                                   b) 195                                               c) 197                                    d) 199

QUESTÃO 6 - (UMC-SP) Um carro consumiu 50 litros de álcool para percorrer 600 km. Supondo condições equivalentes, esse mesmo carro, para percorrer 840 km, consumirá:
a) 70 litros.
b) 68 litros.
c) 75 litros.
d) 80 litros.

QUESTÃO 7 -  Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?



a) 15                                b) 25                           c) 125                       d) 625

QUESTÃO 8 - A raiz quadrada da metade de 200 é:

a) 10                               b) 20                             c) 50                        d) 100

QUESTÃO 9 - Os resultados de 15² , 17² e 30³ são, respectivamente:

a) 225, 289 e 900
b) 225, 189 e 900
c) 225, 289 e 2 700
d) 225, 289 e 27000

QUESTÃO 10 - (CAP-Uerj) O resultado da expressão



a) 0                             b) 1                              c) 2                               d) 3

QUESTÃO 11 - (Saresp) Ana está escrevendo uma sequência de sete números:



Os próximos números a serem escritos são:
a) 20 e 31                       b) 22 e 33                               c) 24 e 30                               d) 24 e 31

 

QUESTÃO 12 - Lúcia desenhou um polígono ABC, em que as letras A, B e C representam os vértices do polígono. O polígono desenhado por Lúcia é um:

a) quadrado.
b) pentágono.
c) triângulo.
d) hexágono.

QUESTÃO 13 - (Saresp) Na figura abaixo tem-se representado um canteiro de flores que foi construído com a forma de quadrilátero de lados iguais e dois a dois paralelos. Sua forma é de um:


a) trapézio.               b) retângulo.                           c) losango.                                   d) quadrado.

QUESTÃO 14 - (Saresp) Alguém construiu uma caixa, com fundo e tampa, a partir de pedaços de papelão que são, cada um deles, polígonos com lados de mesma medida. Veja como ficou essa caixa aberta e cheia de bolinhas de algodão:

Na construção dessa caixa foram utilizados:

a) dois pentágonos e seis quadrados.
b) dois hexágonos e seis quadrados.
c) dois pentágonos e cinco quadrados.
d) dois hexágonos e cinco retângulos.

QUESTÃO 15 - (Encceja-MEC) Observe o desenho abaixo:



Para você completar o desenho do triângulo retângulo na malha quadriculada, partindo do ponto em que o lápis está desenhado e chegando ao ponto A, seria necessário:

a) virar à direita até o ponto A.
b) virar a esquerda até o ponto A.
c) descer dois quadradinhos e virar à direita até o ponto A.
d) descer um quadradinho e virar à direita até o ponto A.