1. Dados os conjuntos A = {–4; –2; 0; 2; 4} e B = {–3; –2; –1; 0; 1; 2; 3}, represente as relações pelos pares ordenados:
a) R1 = {(x; y) ∈ A x B | y = x + 1}
2. Faça o diagrama de flechas associando cada elemento com a sua imagem.
a) Associe cada elemento de A com o seu consecutivo em B.
b) Associe cada elemento de A com o seu oposto em B.
c) Associe cada elemento de A com a sua capital em B.
d) Associe cada elemento de A com seu valor em segundos em B.
3. Assinale os diagramas que representam função e justifique os que não representam função.
a) ( )
b) ( )
c) ( )
d) ( )
4. Analise os gráficos e assinale os que representam função, justificando os que não o são.
a) ( )
b) ( )
c) ( )
d) ( )
5. São dados A = {–2; –1; 0; 1; 2} e B = {–9; –8; –3; 2; 7; 12; 15} e uma relação expressa pela fórmula y = 5x + 2, com x pertencendo a A e y perten cendo a B.
a) Faça o diagrama e verifique se f é uma função de A em B.
b) Se for uma função de A em B, determine o domínio, a imagem e o contradomínio de f.
6. (UNESP) – Considere os conjuntos A e B: A = {–30; –20; –10; 0; 10; 20; 30} e B = {100; 200; 300; 400; 500; 600; 700; 800; 900; 1000} e a função f: A → B, f(x) = x2 + 100. O conjunto imagem de f é:
a) {–30; –20; –10; 0; 10; 20; 30}
b) {100; 200; 500; 1000}
c) {300; 400; 500; 600; 700; 800; 900}
d) {100; 200; 300; 400; 500; 600; 700; 800; 900; 1000}
e) Conjunto vazio
7. Examine cada relação e escreva se é uma função de A em B ou não. Em caso afirmativo, determine o domínio, a imagem e o contradomínio.