RELAÇÕES E FUNÇÕES - ATIVIDADES - 9º ANO

 1. Dados os conjuntos A = {–4; –2; 0; 2; 4} e B = {–3; –2; –1; 0; 1; 2; 3}, represente as relações pelos pares ordenados: 

a) R1 = {(x; y) ∈ A x B | y = x + 1}    




2. Faça o diagrama de flechas associando cada elemento com a sua imagem. 

a) Associe cada elemento de A com o seu consecutivo em B.






b) Associe cada elemento de A com o seu oposto em B.






c) Associe cada elemento de A com a sua capital em B.







d) Associe cada elemento de A com seu valor em segundos em B.






3. Assinale os diagramas que representam função e justifique os que não representam função.

a) (  )







b) (  )






c) (  )






d) (  ) 







4. Analise os gráficos e assinale os que representam função, justificando os que não o são.

a) (   )










b) (  ) 








c) (  )







d) (  )






5. São dados A = {–2; –1; 0; 1; 2} e B = {–9; –8; –3; 2; 7; 12; 15} e uma relação expressa pela fórmula y = 5x + 2, com x pertencendo a A e y perten cendo a B. 

a) Faça o diagrama e verifique se f é uma função de A em B.

b) Se for uma função de A em B, determine o domínio, a imagem e o contradomínio de f. 

6. (UNESP) – Considere os conjuntos A e B: A = {–30; –20; –10; 0; 10; 20; 30} e B = {100; 200; 300; 400; 500; 600; 700; 800; 900; 1000} e a função f: A → B, f(x) = x2 + 100. O conjunto imagem de f é: 

a) {–30; –20; –10; 0; 10; 20; 30} 

b) {100; 200; 500; 1000} 

c) {300; 400; 500; 600; 700; 800; 900} 

d) {100; 200; 300; 400; 500; 600; 700; 800; 900; 1000} 

e) Conjunto vazio

7. Examine cada relação e escreva se é uma função de A em B ou não. Em caso afirmativo, determine o domínio, a imagem e o contradomínio.
















8. Dados os conjuntos A = {–2; –1; 0; 1} e B = {–4; –3; –2; –1; 0}, faça o diagrama das relações a seguir, e diga qual delas é uma função de A em B. Justifique as que não forem função.

a) R1 = {(x; y) ∈ A x B / y = x – 2}
b) R1 = {(x; y) ∈ A x B / y = 2x + 1}

9. Assinale qual gráfico não representa uma função.
a) (  )









b) (  )









c) (  )










d) (  )