NÚMEROS INTEIROS - ATIVIDADES - 7º ANO

 Parte 01: Cálculos com Débitos e Créditos 

01. Efetue:

 A) −1 − 2 − 3 = 

B) −4 − 5 − 8 + 10 = 

C) −7 + 20 − 15 + 20 − 1 = 

D) +8 − 10 − 7 + 13 − 14 + 5 − 6 = 

E) −13 + 7 − 9 + 5 − 13 = 

F) −20 + 10 − 10 + 20 + 14 − 13 − 1 = 

G) −8 − 10 + 17 − 3 + 4 − 7 + 8 − 1 = 

H) −6 − 7 − 13 − 26 + 54 − 2 =


02. Indique o número inteiro com sinal que representa: 

A) O saldo obtido por um crédito de 20 e um débito de 30. 

B) O saldo obtido por um débito de 50 e um crédito de 90 e um débito de 60. 

C) O saldo de gols de um time que marcou 23 gols e sofreu 30. 

D) O saldo de gols de uma equipe após uma partida que perdeu de 7 a 1. 

E) A temperatura final no congelador quando ela sai de −5 °C e aumenta 8 °C. 


Parte 02: Representação dos Números Inteiros na Reta 

03. Escreva os números inteiros: 

A) Compreendidos entre 1 e 7; 

B) Compreendidos entre −3 e 3; 

C) Compreendidos entre −4 e 2; 

D) Compreendidos entre −2 e 4; 

E) Compreendidos entre −5 e −1; 

F) Compreendidos entre −6 e 0; 


04. Responda: 

A) Qual é o sucessor de +8? 

B) Qual é o sucessor de – 6? 

C) Qual é o sucessor de 0? 

D) Qual é o antecessor de +8? 

E) Qual é o antecessor de – 6?

F) Qual é o antecessor de 0?


05. Escreva o antecessor dos números: 

A) +4                                         E) – 799 

B) – 4                                        F) +1000

 C) 54                                        G) −1001 

D) – 68                                      H) +300


06. Escreva o sucessor dos números:  

A) −4                                        E) – 897 

B) – 41                                     F) +100 

C) 50                                        G) −23 

D) – 67                                     H) +277 


07. Carolina pegou o elevador no 3º subsolo (– 3) e desceu no 5º andar (+5). Quantos andares percorreu?


Parte 03: Comparação De Números Inteiros 

08. Qual é o número maior? 

A) +1 ou – 10                                      E) – 20 ou – 10 

B) +30 ou 0                                         F) +20 ou – 30 

C) – 20 ou 0                                        G) – 50 ou +50 

D) +10 ou – 10                                    H) – 30 ou – 15 


09. Seja o conjunto A = {-20, -5, 0, 5, 12, -1, 8, 15} 

A) Qual é o menor número do conjunto A? 

B) Qual é o maior número do conjunto A?  


10. Compare os seguintes pares de números, utilizando os símbolos >, < ou =. 

A) +2 _______ +3                                K) −3 ______ −6 

B) +5 ________ −5                              L) −3 ______ −2 

C) −3 ________ +4                              M) −8 ______ −2 

D) +1 ________ −1                              N) 0 ________−5 

E) −2 ________ −4                              O) −4 ______ −3 

F) 5 _________ −5                               P) 40 ______ +40 

G) −30 ______ −10                              Q) −85 ______ +85 

H) 100 ______ −200                            R) −450 _____ +300 

I) −500 ______ 400                              S) −500 _____ − 800 

J) −2 __________ 0                              T) −13 _________ 8 


11. Reescreva os números em ordem crescente: 

A) − 9, −3, −7, +1, 0 

B) 5, −3, 1, 0, −1, 20

 C) −2, −6, −5, −3, −8 

D) +25, −3, −18, +15, +8, −9 

E) −70, −80, +90, −10 

F) +60, −21, −34, −105, −90 

G) −400, +620, −840, +1000, −100


12. Reescreva os números em ordem decrescente: 

A) +3, −1, −6, +5, 0 

B) −4, 0, +4, +6, −2 

C) −5, 1, −3, 4, 8 

D) +10, +6, −3, −4, −9, +1 

E) −18, +83, 0, −172, −64 

F) −286, −740, +827, 0, +904 

G) 5055, −5005, 5505, 5005, −5055, −5505 

H) 423, −243, 234, −324, −432, 342, 243 


13. Responda: 

A) Qual é o menor número inteiro negativo? 

B) Qual é o maior número inteiro positivo? 

C) Qual é o maior número inteiro negativo? 

D) Qual é o menor número inteiro positivo? 


Parte 04: Números Opostos ou Simétricos 

14. Determine: 

A) O oposto de +5 E) O oposto de +18 

B) O oposto de – 9 F) O oposto de – 15 

C) O oposto de +6 G) O oposto de +234 

D) O oposto de – 6 H) O oposto de – 1000 


15. Responda: 

A) Qual o oposto de cinco negativo? 

B) Qual o oposto de sete positivo? 

C) Qual o oposto de +a? 

D) Qual o oposto de – x? 


16. Uma formiga faz o seguinte percurso sobre uma reta numerada: “A partir do zero, ela caminha cinco unidades no sentido positivo e em seguida anda sete unidades no sentido negativo. 

Determine o ponto em que se encontra a formiga após esse percurso.”

 

17. Uma escola promoveu jogos esportivos cujos resultados estão no quadro abaixo: 


Quem é o jogador que está melhor classificado? 


18. Considere os números: 0, 5, 7, −5 e − 7. 

A) Qual é o maior? 

B) Qual é o menor? 


19. Considere as afirmações: 

I – Qualquer número negativo é menor do que zero. 

II – Qualquer número positivo é maior do que zero. 

III – Qualquer número positivo é maior do que qualquer número negativo. 

Quais alternativas são verdadeiras? 


Parte 05: Jogo de Sinal e Operações 

20. Resolva: 

A) (+3) + (– 2) + (– 5) = 

B) (– 2)– (+1)– (+5) = 

C) (+4) + (– 2)– (+3) = 

D) (+5)– (– 3)– (– 1) = 

E) (+4) + (– 6)– (+7)– (– 6) + (+7) = 

F) (– 3 )– (– 5 ) + (– 6) + (+8)– (– 4) = 

G) + (– 3 + 8)– (– 3 + 8) + (5– 6) = 

H) −(−3 − 1) − (−6 + 4 − 1) − 6 − (−3 + 2) = 

I) 18 − (−5 − 2 − 3) + 20 − (−6 + 8) − (−1 − 8 + 3) = 

J) −32 − 1 − (−12 + 14 + 7) + (−5 − 6 − 9 + 3 ) − 17 = 


21. Efetue: 

A) (+5) ∙ (+ 3)                                    I) (+ 15) ÷ (−4 + 1) 

B) (+ 4) ∙ (– 5)                                   J) (+ 20) ÷ (– 3 − 2) 

C) (– 8) ∙ (+ 4) =                                K) (– 35) ÷ (+ 7) 

D) (– 6) ∙ (– 7) =                                L) (– 40) ÷ (– 5) 

E) (– 2) ∙ (+4) ∙ (+3) ∙ (– 1) =             M) (+ 51) ÷ (– 2 − 1) 

F) (– 5) ∙ (– 6) ∙ (– 2) =                      N) (− 3). (−15): (−1 − 2) 

G) 2 ∙ (− 3) ∙ (+ 6) =                          O) 500: (3 − 23) 

H) (– 77) ÷ (+ 11) =                           P) (– 750): (−11 + 21) =