AULA 1
1. Uma cidade, sede de uma olimpíada, produziu o símbolo olímpico com um material plástico flexível. Quantos metros desse material foram necessários para produzi-lo sabendo que cada aro a seguir tem 0,5 m de raio? adote π = 3,14
2. O raio da roda de uma bicicleta mede 14 cm. Que distância, em metros, esta bicicleta terá percorrido ao final de 30 voltas? (Considere π = 3,1)
3. Qual é a medida aproximada do comprimento de uma circunferência, em centímetros, cujo raio mede
12 cm? Adote π = 3
4. Determine quanto mede o diâmetro de uma circunferência cujo comprimento tem medida igual a
93 cm. Adote π = 3,1.
5. A figura a seguir mostra duas circunferências, de centros A e B, tangentes exteriormente entre si. Se o diâmetro da circunferência de centro A mede 10 cm e o diâmetro da circunferência de centro B mede
5 cm, determine a medida do comprimento do segmento AB.
AULA 2
1. Determine se cada sentença matemática a seguir é verdadeira ou falsa para x = 5.
a) 3 x + 18 > 31 b) 6 x > 2 (x + 1) c) x + 9 ≤ 7 d) x > 2 x + 1
2. Determine o conjunto solução para cada uma das
inequações, sendo U = ℚ.
a) 4 x + 40 > 120 b) 5 x ≤ 3 . (3 x + 4) c) 5 (x – 10) < 2 (x – 6) + 1
3. O trapézio da figura a seguir tem perímetro maior que 20 cm.
Quais são os valores inteiros positivos possíveis para x?
AULA 3
1. Resolva as inequações a seguir e indique a solução, sendo U = ℤ.
a) 5 . (x + 6) < 40
3. Qual é o maior número natural que, adicionado à sua metade, é menor que 36?
4. Carlos trabalha como músico e cobra uma taxa fixa de R$ 100,00, mais R$ 20,00 por hora, para animar uma festa. Quantas horas Carlos deve trabalhar para que seu ganho seja maior que R$ 300,00?
AULA 4
1. Determine os valores dos ângulos desconhecidos nas figuras a seguir, sendo r//s :
AULA 5
1. Qual é o número total de diagonais de um polígono convexo de 14 lados?
2. Qual é o número total de diagonais de um polígono convexo de 20 lados (icoságono)?
3. A soma das medidas dos ângulos internos do pentágono regular a seguir é igual a 540°. Determine
o valor de x.
4. Uma roleta foi montada com os números 1; 5; 10; 5; 2; 10; 2 e 10. Ao girar essa roleta, qual a
probabilidade de:
a) a seta apontar para o número 10? A probabilidade é de 3
b) a seta apontar para um número ímpar?
5. A tabela a seguir mostra o resultado de uma pesquisa feita com 80 alunos sobre o esporte que praticavam.
Ao selecionar um desses alunos da pesquisa ao acaso, qual é a probabilidade de esse aluno praticar
a) vôlei?
b) tênis?
c) qualquer um dos esportes que não seja futebol?
6. Um dado é arremessado. Qual é a probabilidade de:
a) sair o número 5?
b) sair um número par?
c) sair um número maior que 4?
d) sair um número primo?
e) sair um maior do que 7?