REVISÃO - OPERAÇÕES BÁSICAS - 8º ANO - 2021

                 OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS COM NÚMEROS NATURAIS

QUESTÃO 01: A revista Isto É na edição do dia 23/02/2005 publicou a quantidade (em toneladas), dos países que mais emitiram CO2 (gás carbônico) na atmosfera no ano de 2000. Veja os dados:

EUA= 1.518.320

China= 734.045

Brasil= 401.574

Rússia= 389.774

Japão= 323.215

Agora, determine a diferença, em toneladas, de emissão de CO2 entre:

a) EUA e Japão =

b) China e Rússia =

c) Brasil e Japão =

d) EUA e Rússia =


QUESTÃO 02: O apresentador de um programa de TV saiu na rua com o seguinte propósito: encontrar um vendedor ambulante, residente na periferia, e deixá-lo com exatamente mil vezes o valor que ele tivesse em mãos no momento. Abordado pela produção do programa, o vendedor estava com o valor representado abaixo:














Qual quantia, em reais, o vendedor recebeu do programa de televisão?


QUESTÃO 03: Em um terreno com 1.260 m2 de área total, foram construídas três casas de mesmo tamanho e um espaço de área de lazer de 740 m2. Qual a área de cada casa?


QUESTÃO 04: O gráfico abaixo mostra o resultado da venda de celulares pela empresa ALÔCEL no ano de 2015.


a)Qual o total de celulares vendidos durante o ano?

b)Qual o valor total das vendas realizadas pela empresa durante todo o ano?

c)Considerando o valor total de vendas e a quantidade de celulares vendidos, pode- se atribuir qual valor médio para o custo de um aparelho?


QUESTÃO 05: Um restaurante oferece no cardápio três saladas distintas, quatro tipos de carne, três variedades de bebidas e quatro sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja uma salada, um prato de carne, uma bebida e uma sobremesa. De quantas maneiras diferentes a pessoa poderá fazer seu pedido?


QUESTÃO 06: Jorge tinha, em sua carteira, duas notas de R$ 100,00; três notas de R$ 50,00 e oito moedas de R$ 0,25. Numa compra efetuada em um Mercado, ele gastou metade desta quantia. Quanto lhe restou?


                                                    NÚMEROS INTEIROS

QUESTÃO 07: O termômetro abaixo está marcando – 10ºC:

A partir deste momento, se a temperatura aumentar 15 graus Celsius, quanto este termômetro irá marcar?



QUESTÃO 08: Flávio tem um saldo de R$ 500,00 na conta corrente. Se ele retirar R$ 700,00. Qual será o novo saldo?


QUESTÃO 09: Calcule as adições e as subtrações com números inteiros:
 
a) (+20) + (-18) =

b) (37) + (+62) =

c) (-9) – (+15) =

d) (+16) – (+20) =

e) (-1) – (-18) =


QUESTÃO 10: Calcule as multiplicações e as divisões com números inteiros: 

a) (-20) . (+4)=

b) (-8) . (-7)=

c) (+23) . (+3)=

d) (+2) . (-27)=

e) (-40) : (+2)=

f) (+20) : (-4)=

g) (-18) : (-3)=

h) (+36) : (+4)=


                                      NÚMEROS RACIONAIS

QUESTÃO 11: A figura abaixo representa um pomar onde estão plantados vários tipos de frutas, conforme identifica a legenda.



BANANAS
PÊRAS
MAÇÃS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Entre as alternativas abaixo, é correto afirmar que:

a) 0,01 são maçãs; 0,013 são peras e 0,020 são bananas.

b) 0,10 são maçãs; 0,13 são peras e 0,20 são bananas.

c) 10,0 são maçãs; 13,0 são peras e 20,0 são bananas.

d) 1,10 são maçãs; 1,13 são peras e 1,20 são bananas.


QUESTÃO 12: Observe a figura abaixo:


Assinale o número racional que representa a parte pintada, em relação ao todo da figura.
a) 0,3
b) 0,03
c) 3/30
d) 15 /100


QUESTÃO 13: Observe a régua graduada em centímetros. Assinale a alternativa em que os números representam o comprimento, respectivamente, de cada peixe, na ordem crescente.




a) 5,6 cm ; 7,8 cm e 8,7 cm
b)  5,0 cm; 7,0 cm e 8,0 cm
c)  6,9 cm; 7,8 cm e 8,5 cm
d)  6,5 cm; 7,8 cm e 8,7 cm



QUESTÃO 14: A quantidade de energia liberada por um terremoto é medida pela escala Richter. De forma geral, terremotos com magnitudes até 3,5 ou menos são raramente percebidos. De 3,5 a 6,0 são sentidos e causam poucos danos. Entre 6,1 e 6,9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilômetros do epicentro. Entre 7,0 e 7,9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8,0 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros.


Sandra e Paulo estão pesquisando e respeitando superterremotos de 8,0 ou mais na escala Richter. Na tabela baixo estão alguns locais onde ocorreu esse tipo de catástrofe.

TERREMOTOS

ano

Local

Pontos na escala Richter

1755

Lisboa (Portugal)

8,75

1906

São Francisco (EUA)

8,39

1950

Assan (Índia)

8,9

1977

Indonésia

8,05

1985

Cidade do México (México)

8,1


a) Em qual desses lugares ocorreu o terremoto mais arrasador?

b) E em qual lugar ocorreu o menos arrasador?

c) Escreva os locais onde os terremotos aconteceram em ordem decrescente.


                           OPERAÇÕES COM DECIMAIS E FRACIONÁRIOS

QUESTÃO 15: Chama-se Fração irredutível aquela que não mais é possível ser simplificada. Represente na forma de fração irredutível os seguintes números decimais:

a) 1,8 =

b) 1,08 =

c) 0,006 =

d) 3,5 =

e) 0,025 =

f) 0,276 =


QUESTÃO 16: Assinale a alternativa que representa o resultado da operação apresentada no cartão:

a)  1/5
b)  5/6
c)  3/2
d)  7/8


                         PROBLEMAS COM NÚMEROS RACIONAIS

QUESTÃO 19: Uma determinada cidade possui um total de 3.600 eleitores aptos a votarem nas eleições municipais deste ano. Dois candidatos disputam o pleito, para o cargo de Prefeito. Suponha que 1/20 desses eleitores deixe de votar. Entre os eleitores votantes, vencedor, 1/20 votariam em branco, 1/12 anulariam o voto e 3/5 votariam no candidato vencedor.

a) Quantos eleitores deixariam de votar?


b) Quantos votariam em branco?


c) Quantos eleitores anulariam o voto?


d) Qual total de votos teria o candidato que vencer as eleições? E o perdedor?


e) Qual seria a diferença de votos entre os dois candidatos?



QUESTÃO 20: Eduardo e Alberto são dois irmãos que guardam suas economias mensais em cofre. Cada um deles tem seu próprio cofre. Eduardo possui atualmente R$ 1.325,00 e Alberto, R$ 932,00. A partir de agora, Eduardo depositará R$ 32,90 por mês e Alberto, R$ 111,50. Depois de quanto tempo os dois irmãos terão quantias iguais no cofre?
a)3 meses
b)5 meses
c)7 meses
d)9 meses


QUESTÃO 21: Um motorista, após ter enchido o tanque de seu veículo, gastou 1/5 da capacidade do tanque para chegar à cidade A; gastou mais 28 L para ir da cidade A até a cidade B; sobrou, no tanque, uma quantidade de combustível que corresponde a 1/3 de sua capacidade. O tanque completo deste veículo cabe quantos litros de gasolina?



                                      OPERAÇÕES COM POTENCIAÇÃO

QUESTÃO 22: Calcule o valor numérico das seguintes expressões: 

a) (-5)² =
b) -5² =
c) (-7)² =
d) -7² =
e) (-1)⁴ =
f) -1⁴ =


QUESTÃO 23: Determine o valor das expressões: 

a) 35 + 5²=
b) 50 - 4² =
c) -18 + 10² =
d) -6² + 20 =
e) -12 - 1⁷ =
f) -2⁵ - 40 =
g) 2⁵ + 0 - 2⁴ =
h) 2⁴ - 2² - 2⁰ = 
i) -3² + 1 - 6⁰ =
j) 4² - 5 + 0 + 7² =
k) 10 - 7² - 1 + 2³ =
l) 3⁴ - 3³ + 3² - 3¹ + 3⁰ =


QUESTÃO 24: Aplique a propriedade adequada e reduza a uma só potência: 

a) 5⁶ . 5² =

b)x⁷. x⁸=

c) 2⁴ . 2 .2⁹ =

d)x⁵ .x³ . x =

e) m⁷ . m⁰ . m⁵ =

f)a .a² . a =

g) a⁷ : a³ =

h) c⁸ : c² =

i) m³ : m =

j) x⁵ : x⁰ = 

k) y²⁵ : y²⁵ = 

l) a¹⁰² : a =

QUESTÃO 25: Aplique a propriedade adequada e calcule o valor de: 

a) [(+3)³]² =

b) [(+5)¹]⁵ =

c) [(-1)⁶]² =

d) [(-1)³]⁷ =

e) [(-2)²]³ =

f) [(+10)²]² =


QUESTÃO 26: Determine o valor numérico das expressões: 

a) 2⁰ - 2¹ - 2² =

b) (-10)² - 10² =

c) (-4)⁴ - (-4) =

d) (-2)⁴ + (-9)⁰ - (-3)² =

e) (-7)² + (+3) . (-4) – (-5) =

f) (-7)¹⁰ : (-7)⁵ =

g) –[-2 + (-1) . (-3)]² =



                                  OPERAÇÕES COM RADICIAÇÃO

QUESTÃO 27: Determine o valor das sentenças envolvendo raízes: 

a) √4 =

b) √25 =

c) √0 =

d) -√25 =

e) √81 =

f) -√81 =

g) √36 =

h) -√1 = 

i) √400 = 

j) -√121 =

k) √169 =

l) -√900 =


QUESTÃO 28: Determine o valor numérico das sentenças abaixo: 

a) √25 + √16 =

b) √9 - √49 =

c) √1 + √0 =

d) √100 - √81 - √4 =

e) -√36 + √121 + √9 =

f) √144 - √169 +√81 =

g) 10 + √9 – 1 =



                                                        RAZÃO E PROPORÇÃO

QUESTÃO 29: Bianca é uma estudante do 8º Ano numa escola da Rede Municipal. Durante um teste de ciências, com de 20 questões apresentadas, Bianca acertou 16. Nestas condições:

a)Qual a razão do número de acertos de Bianca para o número total de questões do teste?


b)Qual a razão do número de erros para o número total de questões do teste?


QUESTÃO 30: Uma equipe de futebol apresenta o seguinte retrospecto durante o ano de 1997: 30 vitórias, 18 empates e 12 derrotas. Qual é a razão do número de vitórias para o número de partidas disputadas?




QUESTÃO 31: Certo refrigerante é vendido por R$0,90 em latas de 350 ml, e por R$1,90 em garrafas de 2l. Estabelecendo uma comparação, qual das duas embalagens é mais econômica para o consumidor?



RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PORCENTAGEM

QUESTÃO 32: Um negociante comprou 135 bois a R$ 960,00 por cabeça. Como pagou a vista, fizeram-lhe um desconto de 8%. Morreram 22 bois, e os restantes foram vendidos a R$ 1.150,00 cada um. O negociante saiu com lucro ou prejuízo nesta negociação? De quanto?



QUESTÃO 33: Nadir comprou uma televisão e pagou 25% do valor total à vista e o restante em seis parcelas iguais de R$ 95,00 cada. Qual era o preço da televisão?


QUESTÃO 34: Uma indústria empregava 720 funcionários. A produção aumentou e tiveram que ser absorvidos mais 35% do número de funcionários. Quantos funcionários são empregados, agora, nesta indústria?