1) A diferença entre o quadrado de um número real e o dobro
desse número é igual a dez negativo.
a) x² − 2x + 10 = 0
b) x² − 2x - 10 = 0
c) x² + 2x + 10 = 0
d) x² +2x - 10 = 0
e) -x² − 2x + 10 = 0
2) Determine o conjunto solução da equações do 2.o grau,
sendo U = (x – 5) . (x – 6) = 30
a) S = {0, 1}
b) S = {0, 11}
c) S = {1, 11}
d) S = {0, 2}
e) S = {0, -11}
3) Utilize a fatoração e a mudança de incógnita para
resolver a equação, sendo U = x² – 2x + 1 = 121
a) S = {–10, -12}
b) S = {10, 12}
c) S = {10, -12}
d) S = {–10, 12}
e) S = {0, 12}
4) Resolver a equação x² – 8x + 15 = 0, a solução é
a) S = {3}
b) S = {5}
c) S = {3, 5}
d) S = {-3, 5}
e) S = {3, -5}
5) O quadrado de um número menos o triplo do seu sucessivo é igual a 15. Qual é esse numero?
a) S = {2, 8}
b) S = {6, 8}
c) S = {2, -3}
d) S = {-6, 3}
e) S = {6, -3}
6) Determine a equação do 2.o grau sendo dadas suas raízes.
S = {–7, 4}
a) x² + 3x – 28 = 0
b) x² - 3x – 28 = 0
c) -x² + 3x – 28 = 0
d) x² + 3x + 28 = 0
e) -x² - 3x – 28 = 0
7) (UFV-MG) – A soma das raízes das equações 3x² – 5x – 2 =
0 e 5x – 2 = 2x – 1 é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
8) O quadrado menos o dobro de um número é igual a -1.
Calcule esse número.
1 ponto
a) 1
b) 2
c) 4
d) 5
e) 3
9) (Desafio)Todos os dias as aulas começam às 7 horas e 10
minutos e terminam às 12 horas e 30 minutos com intervalo para recreio de 20
minutos. A professora dedicou 0,35 desse tempo a aula de Português; 0,3 desse
tempo à aula de Matemática; 0,2 desse tempo à aula de Ciências e o restante a
aula de Educação Artística. Para a aula de Ed. Artística foram dedicados:
a) 50 minutos.
b) 35 minutos.
c) 45 minutos.
d) 40 minutos.
e) 55 minutos.
10) Reduza as equações do 2.o grau à sua forma geral : x² +
20x = x − 9
a) x² + 19x + 9 = 0
b) x² + 19x - 9 = 0
c) x² - 19x + 9 = 0
d) x² - 19x - 9 = 0
e) -x² + 19x + 9 = 0