MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Velocidade Média (Vm)
É a razão da variação da posição ou deslocamento (ΔS) pelo intervalo de tempo (Δt) de determinado movimento. É definida pela equação:
Velocidade instantânea: É a velocidade apontada pelo velocímetro dos automóveis. É uma velocidade média, mas para intervalos de tempo muito pequenos, próximos de zero.
É todo movimento no qual a velocidade instantânea é sempre igual à velocidade média; nesse caso, dizemos que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
É todo movimento no qual a velocidade instantânea é sempre igual à velocidade média; nesse caso, dizemos que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
Função Horária da Posição do MU
É uma equação matemática de 1º grau utilizada para descrever a posição (S) de um móvel em relação a algum referencial (S0) em função do tempo decorrido (t). É definida pela equação a seguir:
Movimento progressivo: É um movimento no qual a distância aumenta em relação a algum referencial, ou seja, quando estiver afastando-se. Nesse caso, a velocidade tem módulo positivo.
Movimento regressivo ou retrógrado: É um movimento no qual a distância de um móvel em relação a algum referencial diminui. A velocidade no movimento retrógrado é negativa.
Gráficos do MRU
Sabe-se que o movimento de um corpo pode ser definido por uma expressão matemática, por uma tabela ou também por uma representação gráfica. A forma gráfica é muito importante pois pode fornecer muitos detalhes de um movimento, ou ainda, facilitar a comparação de movimentos de corpos diferentes.
Gráfico v Vs t
No movimento uniforme, a velocidade é constante e o diagrama da velocidade em função do tempo v = f(t) é uma reta paralela ao eixo dos tempos.
É importante observar, que a área (A) compreendida entre o gráfico e o eixo dos tempos é numericamente igual ao valor do deslocamento do corpo.
Gráfico S Vs t
Ao observar que a função horária do espaço no movimento uniforme é do 1º grau (S = So + v.t), conclui-se que o gráfico S Vs t é uma reta inclinada.
Se o movimento é progressivo, a reta é crescente ou inclinada para cima;
Se o movimento é progressivo, a reta é crescente ou inclinada para cima;
Se o movimento é retrógrado, a reta é decrescente ou inclinada para baixo;
É fácil observar no gráfico que a posição inicial do móvel é indicada pelo ponto em que a reta corta o eixo das ordenadas (eixo S) e que a declividade da reta representa a velocidade escalar do móvel: